DicasNotícias

Como saber o número do meu NIS?

Descubra quatro maneiras simples e eficientes de conseguir o Número de Identificação Social

Muita gente tem a seguinte dúvida: “como saber o número do meu NIS?” Essa identificação é importante para ter acesso a diversos programas e benefícios da Caixa Econômica Federal e é composta por 11 algarismos.

Encontrar o seu NIS não é difícil e pode ser feito de quatro formas básicas. Contudo, essas informações não são tão divulgadas e, por isso, as dúvidas surgem, deixando muita gente desesperada.

Desse modo, venha com a gente que vamos resolver esse mistério. Boa leitura.

Como saber o número do meu NIS?

O NIS é o Número de Identificação Social atribuído ao cidadão em diferentes situações (explicaremos isso mais para a frente). Seu cadastro pode ser feito por uma empresa, pela prefeitura da cidade onde você mora ou por um órgão de governo, como a própria Caixa.

Existem diferentes modos de descobrir o seu NIS, porém aqui vamos listar as mais fáceis e objetivas.

Na carteira de trabalho

Todas as versões recentes da carteira de trabalho trazem o número do NIS impresso logo nas primeiras páginas do documento. De modo geral, ele fica na mesma folha em que está a foto e a assinatura do cidadão.

Todavia, não é todo mundo que conseguirá esse dado de forma assim tão simples. Afinal, os modelos mais antigos da CTPS não trazem esse registro. Caso você enquadre-se aqui, os três tópicos a seguir vão ajudá-lo.

No site da Caixa

Para acessar o NIS de forma digital, basta entrar no site da caixa (http://www.caixa.gov.br). Depois, clicar em Benefícios e Programas, ir para Cadastros do Governo e clicar em Cadastro NIS.

Feito isso, aperte o botão “acessar meu NIS”. Feito isso, irá aparecer uma página de login. Caso já tenha cadastro na Caixa Econômica, basta digitar seu CPF e sua senha e, pronto. Você conseguirá acessar o NIS, a origem do seu cadastro, número da CTPS e outros dados.

Quem ainda não tem cadastro online na Caixa deve clicar, na página de login, em Cadastre-se e seguir o passo a passo informado. Tudo bem simples.

Nas agências da Caixa Econômica

As pessoas que não possuem muita afinidade com serviços digitais não precisam se preocupar. Afinal, também é possível descobrir o número do NIS indo diretamente a qualquer agência da Caixa. Não vale casa lotérica, certo? Precisa ser o banco mesmo.

No local, você irá informar apresentar sua carteira de trabalho ao atendente e ele fará a verificação diretamente no sistema. Tudo sem nenhuma cobrança de tarifa.

Por telefone

Outra forma de consulta ao Número de Identificação Social é ligar no telefone 135. Ele é da central do INSS e possui uma opção de atualização de dados cadastrais.

Nela, você pode conversar com um atendente e informar que quer saber o NIS. Depois da confirmar de alguns dados, ele irá lhe informar o número que precisa.

Já sei como saber o número do meu NIS!

Viu como é fácil ter acesso ao NIS? Seguindo as informações apresentadas no texto, temos certeza que você não precisará mais quebrar a cabeça correndo atrás de tal registro.

Sendo assim, não perca tempo e entre em contato com a central do INSS, veja sua carteira de trabalho, acesse o site ou vá até uma agência da Caixa. Depois que tiver seu número em mãos, guarde em um local de fácil acesso.

Caso o texto de hoje tenha ajudado você, compartilhe-o nas redes sociais e ajude outras pessoas.

Bárbara

Redatora por paixão e profissão. Gosta de gente, mas prefere os livros. Suas qualidades: adora gatos e é viciada em filmes.

Artigos relacionados