CaixaDicasNotícias

Como saber se tenho direito ao PIS?

Muitas dúvidas existem para nós trabalhadores. Uma dessas dúvidas é, como saber se tenho direito ao PIS (Programa de Integração Social)? Se você vem buscando essa resposta, vamos te esclarecer tudo agora mesmo da melhor forma possível. Por falta de informação muitas pessoas deixam de receber esse valor em dinheiro que é direito do trabalhador que colaborou com sua prestação de serviço. Veja a seguir mais detalhes!

Afinal, como saber se tenho direito ao PIS?

Muitas pessoas ainda têm essa dúvida, como saber se eu tenho direito ao PIS. Primeiro, você precisa ter sido inscrito no PIS/Pasep por mais de 5 anos para receber o benefício. Isso acontece logo que você é registrado em uma empresa privada e passa a ter registro em carteira. Então você precisa ter sido registrado há mais de 5 anos. Dessa forma você já estará inscrito. Segundo ponto para ter direito ao PIS é ter contribuído no ano anterior.

O que é contribuir no ano anterior? Ter tido carteira assinada em alguma empresa, por pelo menos 1 mês no ano anterior. Quando você é registrado, em todo mês de pagamento você contribui para o PIS. Além disso, você não pode ter salário superior a 2 salários mínimos. E a empresa onde você prestou serviço, precisa ter feito seu cadastro com os seus  dados corretos. Se você possui todos esses requisitos você terá direito ao PIS.

Nesse caso, entre no site da Caixa e insira seus dados pessoais para ter certeza, inclusive da data que terá direito.

Quanto vou receber e como faço para receber o PIS?

Diante de todos os requisitos, será feito um cálculo de quantos meses você trabalhou no ano anterior com carteira assinada. Por exemplo, se trabalhou 8 meses dos 12 meses do ano, receberá proporcional a 8 meses de registro, e não uma parcela completa. O valor de base de cálculo é sempre o valor do salário mínimo atual.

O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal, através do site oficial você tem acesso a um calendário. Os pagamentos do PIS/Pasep são feitos com um calendário dos meses de aniversário de cada contribuinte.

Se você possui uma conta na Caixa, pode vincular ela no seu cadastro do PIS, no site da Caixa você consegue realizar essa inclusão da conta. Dessa forma seu PIS será depositado na data referente ao seu mês de nascimento, de forma simples e sem burocracia, direto na sua conta da Caixa.

Caso você não tenha uma conta na Caixa, você pode receber nos caixas eletrônicos ou lotéricas credenciadas da Caixa Econômica Federal com o seu Cartão Cidadão. Ou então você deverá comparecer na data de pagamento referente ao seu mês de nascimento em uma Agência da Caixa, a tabela sempre está disponível no site da Caixa.

Nunca se esqueça de levar todos seus documentos pessoais, RG, CPF, Título de Eleitor, carteira de trabalho, Habilitação, tudo o que possa precisar, é bom levar todos documentos. Não é difícil entender se você tem direito ao PIS. Se ainda ficou alguma dúvida deixe sua pergunta nos comentários para podermos te auxiliar.

 

Redação

O Portal de Loterias MultiSena.com surgiu em 2016 com o objetivo de fornecer a todos os internautas os resultados e notícias do mundo das loterias em tempo real.

Artigos relacionados